EU ♥ CAMELÔ | OPAVIVARÁ @ Galeria Toulouse | 15/12/2009

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O coletivo de arte Opavivará! contamina a assepsia do Shopping da Gávea com a organicidade do camelô. A galeria Toulouse recebe a proposta do grupo abrindo as portas para o lançamento da campanha EU ♥ CAMELÔ.

Nela, o OPAVIVARÁ! mostra todo o seu carinho pela relação da praia com os vendedores ambulantes. Postais que têm os próprios camelôs como retrato da cidade, cadeiras de praia coletivas e um galão de mate com múltiplas torneiras ocupam o espaço da galeria. Além disso, o grupo lança também o projeto sonoro Faixa de Areia, onde os sons praia são transpostos para o espaço do shopping, gerando um conflito entre o negócio legalizado das lojas em ambientes fechados e a circulação livre, a céu aberto, porém marginalizada, dos camelôs.


Em tempos do photochoque de ordem da prefeitura, EU ♥ CAMELÔ é uma campanha por um Rio de Janeiro mais ambulante e orgânico. Por isso a exposição também sai da galeria e invade a praia em ações que se realização durante o período da exposição nas areias do posto 9.

Contamos com a presença de todos!!!

Jogos de Escuta/ Encontro 2: Enunciação e Escuta

sábado, 7 de novembro de 2009

Com Associados, Atrocidades Maravilhosas, Brecha Coletivo, Filé de Peixe, Imaginário Periférico, Grupo PY, Grupo Um, Nuvem, Opavivará, Rradial, Santa Pelada, Zona Franca.
Marcia Ferrán como teórica observadora.

9 de Novembro de 2009, 19h – Barracão Maravilha, Av. Gomes Freire 242, Lapa RJ

A enunciação como jogo:

Os coletivos convidados irão apresentar o seu trabalho neste encontro, segundo o método Pecha Kucha _apresentações powerpoint de 20 diapositivos, cada um por 20 segundos, resultando num total de 7 minutos por palestrante.

A escuta como jogo:

Aos membros da audiência que queiram participar do jogo Carta Branca (Carte Blanche), serão distribuídas duas cartas brancas, para que escrevam numa, o que lhes parece ser a questão mais relevante da apresentação, e na outra, uma indagação crítica que queiram ver desenvolvida. Ao final da sessão, os participantes da audiência colocarão suas cartas na mesa e terão 1 minuto cada para apresentar suas questões. Em seguida suas cartas serão manipuladas e as idéias debatidas por todos os presentes, até formar sobre a mesa um diagrama de relações e sentido.

Marcia Ferrán acompanhará todo o desenrolar dos eventos, como teórica observadora, respondendo na próxima sessão, a mesa redonda Passos em Volta.

http://jogosdeescuta.wordpress.com

Ciclo de encontros participativos sobre produção artística em coletivo, organizado por Bruno Caracol, Maria Moreira e Marcelo Wasem em parceria com o Capacete.

Celebração 1 ano Moitará @ Barracão Maravilha

quinta-feira, 13 de agosto de 2009




MOITARÁ 1 ano!


15 de agosto de 2009
Barracão Maravilha. Av. gomes freire 242s, centro. Rio de Janeiro.
das 18 às 22h.

As tribos GrupoUM e OPAVIVARÁ! comemoram 1 ano desta versão remix-pop-cult-hibrid-web do ritual celebração ancestral indígena que já passou por São Paulo, Londres, Paris e Tel Aviv.
Os artistas viajaram levando consigo os Moitarás, artefatos de cerâmica criados pelo grupo. As peças são trocadas por outros objetos, ações, idéias, textos, sonhos ou delírios.
Para o grupo, é criado um acervo de trocas que está organizado no blog moitara.wordpress.com. Para o participante fica a administração pulverizada deste objeto.

>> A introdução de uma dinâmica social atípica como ação performática de troca. // A inserção de uma moeda sem lastro abre o campo da negociação ideológica. // A valorização e o poder de troca não são pré-determinados por um mercado, e sim pelos integrantes do grupo e os participantes. // Cada um dá o dom que tem e a abundância universal os multiplica.

Moitará >> do tupi guarani troca, escambo. Constitui uma ocasião em que tribos diferentes acampam no mesmo local. É um ritual de troca de artefatos ligados à especialização manufatureira, realizado entre os índios de diferentes etnias. Os atos da troca nesses acontecimentos não se limitam ao índice comercial: cada tribo, consciente de sua individualidade e seu valor enquanto etnia coloca seus objetos à circulação. Tais ações contribuem efetivamente para a valorização de cada cultura em particular e para a manutenção dos valores básicos comuns a todas as tribos, garantindo relações pacíficas e cíclicas entre as diferentes identidades culturais.


http://moitara.wordpress.com

PULACERCA @ Viradão Cultural RJ

sábado, 1 de agosto de 2009




(Des)interdição poética na praça Tiradentes. 8 pares de escadas verdes.
6 e 7 de Julho.

PULANDO A CERCA!

quinta-feira, 4 de junho de 2009



Sábado 06/06/2009, a partir das 11h, na Pça Tiradentes, vai rolar uma Pulada de Cerca!
Venham todos invadir a Praça:

Pulando a Cerca. Ode ao sexo proibido. Invasão dos espaços públicos privados da vida pública. Viva a praça. A praça é nossa. Viva Tiradentes, adeus Dom Pedro!

Até lá!

Veja a programação completa do Viradão Carioca:
http://www.viradaocarioca.com/

desempenho_acontecimento_ação

sexta-feira, 15 de maio de 2009












gozashisa @ Novembro Arte Contemporânea
Coletiva de performances
Curadoria André Sheik & Chico Fernandes
28.04.2009

Gozashisha @ II Bienal Anual de Búzios

segunda-feira, 30 de março de 2009








Gozashisha
Objeto-Performance
Galeria Pemba,
breve mais fotos e vídeo.

http://www.arttbuzios.blogspot.com/
http://projetoconcreto.com/